Professor do Instituto de Zootecnia fala sobre a alta do preço do leite ao site UOL

“Por que o litro do leite está mais caro que o da gasolina?” O professor João Paulo Pacheco Rodrigues, zootecnista e professor de bovinocultura de leite do Instituto de Zootecnia da UFRRJ, foi consultado pelo site de notícias UOL para responder à pergunta.

“A produção de leite no Brasil é afetada anualmente pela sazonalidade, ou seja, a estiagem característica do inverno dificulta a produção de pastagens —o que leva à necessidade de suplementação no alimento dos animais”, explica o professor. E complementa: “O diesel é o principal combustível usado tanto nos manejos das propriedades leiteiras, quanto no transporte das fazendas para a indústria. Com o preço elevado, os valores gastos com o combustível acabam sendo repassados para leite e derivados”.

Para ler a reportagem completa, visite

Postado em 25/08/2022 - 03:31